VIII EDITAL
CONCURSO DE BOLSAS
1. DO OBJETIVO:
Art. 1º. – O Zarinha Centro de Cultura oferece 100 (cem) bolsas de estudo proporcionais, com até 100% de desconto, para o Curso Completo de Português, na modalidade EaD, por dois anos, para estudantes dos 1º e 2º anos de Ensino Médio de todo o Brasil, a fim de que os discentes aprimorem a escrita, a leitura e a cultura, instrumentos de excelência nos âmbitos acadêmico e profissional.
2. DO PÚBLICO-ALVO:
Art. 2º. – Poderão participar deste concurso os estudantes das 1ª, 2ª, e 3ª séries do Ensino Médio, os quais deverão estar regularmente matriculados na rede pública ou nas escolas privadas do Brasil, no ano letivo de 2026.
3. DAS BOLSAS DE ESTUDO:
Art. 3º. – Distribuição das bolsas de estudo:
I – Modalidade Virtual:
10 bolsas para alunos de escola pública – 100% de desconto;
10 bolsas para alunos de escola privada – 100% de desconto;
Será considerada bolsa integral aquela em que os alunos obtiverem média acima de 80%, ao fim das duas etapas.
Aqueles que não obtiverem notas acima de 80% NÃO perderão a chance de ganhar descontos, por isso serão ofertadas bolsas parciais de 50%, de 40% e de 30%, sendo tais descontos considerados e passíveis de uso nestes cursos:
Conheça os cursos para aplicar a bolsa de desconto:
1. Curso Completo de Português
2. Curso de Literatura e Redação ENEM
3. Curso de Gramática e Redação ENEM
-
4. Curso de Gramática e Leitura
5. Curso de Literatura e Leitura
2. Caso o discente deseje cursar alguns desses cursos, com base no desconto equivalente à percentagem, todas as informações de funcionamento de cada um serão repassadas no ato da matrícula ou no momento de escolha.
Bolsas de Desconto:
Bolsas de 50% de desconto (desconto destinado aqueles alunos que obtiverem média entre 70% e 79%, ao fim das duas etapas);
Bolsas de 40% de desconto (desconto destinado aqueles alunos que obtiverem média entre 60% e 69%, ao fim das duas etapas);
Bolsas de 30% de desconto (desconto destinado aqueles alunos que obtiverem média entre 50% e 59%, ao fim das duas etapas);
As bolsas serão proporcionais aos resultados obtidos nas avaliações, de acordo com o desempenho individual de cada discente, sendo a avaliação julgada com base em critérios internos da instituição.
Ademais, caso haja empate quanto às bolsas integrais (100%), haverá desempate, com base em critérios internos.
Segue tabela, para visualização mais efetiva dos descontos proporcionais.
100% (10 bolsas para rede pública e 10 para rede privada exclusivamente)
Entre 80% e 100% na média
50% - Entre 70% e 79% na média
40% - Entre 60% e 69% na média
30% - Entre 50% e 59% na média.
Em relação ao Curso Completo de Português, destinado exclusivamente aos alunos que obtiverem 100% de desconto, terá duração de 2 (dois) anos:
No 1º ano de adesão ao Curso, os discentes terão acesso ao Curso de Literatura e Leitura;
No 2° ano de adesão ao Curso, o discente seguirá para os Cursos de Gramática, de Redação e de Leitura (com base em aprovação, por média, no ano anterior).
4. DAS ETAPAS DO CONCURSO DAS BOLSAS DE ESTUDO NA MODALIDADE EAD
Art. 4º. – O concurso será realizado conforme as seguintes etapas:
Parágrafo primeiro – O candidato deverá inscrever-se na página do concurso até o dia 5 de janeiro de 2026.
Parágrafo segundo – Primeira Fase (circuito interno de aprendizagem)
O circuito interno de aprendizagem consiste em atividades diversas, em avaliações e em acesso a aulas da professora Zarinha, por meio da plataforma Zarinha EAD (www.zarinhaead.com.br), dispostas nesta ordem, Após inscrição, o candidato terá trinta dias para realização da Primeira Etapa:
ATIVIDADES PROPOSTAS:
realização de atividade avaliativa de sondagem
realização de um ditado ortográfico e acesso a aulas da Profa. Zarinha
nova avaliação pré-Segunda Fase
Realização de atividade avaliativa de sondagem, acerca de gramática e de interpretação textual, contendo 30 questões (20 de gramática e 10 de interpretação textual). Os assuntos dessa avaliação serão estes: encontros vocálicos, consonantais e dígrafos, divisão silábica, acentuação e ortografia.
Realização de um ditado ortográfico diretamente na plataforma Zarinha EAD e disponibilização de acesso a aulas da professora Zarinha acerca dos conteúdos dispostos na 1ª avaliação.
Após assistir às aulas acerca dos conteúdos dispostos na 1ª avaliação, será liberada uma nova avaliação sobre os mesmos conteúdos, porém, agora, pondo em prática os saberes adquiridos por intermédio da professora Zarinha.
O aluno, assim que for matriculado no circuito interno, terá 30 (trinta) dias úteis para realizar todo o circuito, sendo vedada a possibilidade de extensão de prazo. Caso o discente não conclua os exercícios dispostos, será automaticamente desclassificado.
É imprescindível que todos participem de todas as atividades propostas, visto serem contabilizadas, consoante critérios internos de desempenho e de assiduidade, na somatória da bolsa final, em adição à segunda etapa.
Segunda Fase (prova de gramática e de interpretação de texto). O candidato inscrito deverá realizar a prova de gramática e de interpretação de texto, na plataforma do Zarinha EAD (www.zarinhaead.com.br), no dia 14 de janeiro de 2026, na quarta-feira, das 15h às 17h, tendo 2 (duas) horas de duração.
Art. 5º. – Os alunos serão selecionados para a obtenção das bolsas conforme a sua classificação, a partir da nota obtida na Primeira Fase (circuito interno de aprendizagem) e na Segunda Fase (prova de gramática e de interpretação de texto). Todos os critérios acerca do desconto da bolsa serão decididos internamente, sendo apresentados aos responsáveis, em contato pós-avaliação.
5. DA INSCRIÇÃO:
Art. 6º. – Todos os participantes devem inscrever-se na página do concurso e fornecerem todas as informações solicitadas.
Parágrafo único – O cadastramento dos inscritos para a realização das provas, na página do CONCURSO DE BOLSAS – ZARINHA - 2026, na plataforma virtual do Zarinha EAD (https://www.zarinhaead.com.br), acontecerá até o dia 5 de janeiro de 2026, na segunda-feira, pela equipe EAD do Zarinha Centro de Cultura.
6. DAS PROVAS:
Art. 7º. – O circuito de aprendizagem e a prova de gramática e de interpretação textual serão aplicados na modalidade virtual.
Parágrafo primeiro – A aplicação das avaliações dispostas na 1ª fase (circuito de aprendizagem) seguirá o que fora apresentado no parágrafo segundo, Art. 4º.
Parágrafo segundo – A aplicação da prova de gramática e de interpretação textual será no dia 14 de janeiro de 2026, na quarta-feira, das 15h às 17h, de acordo com o horário de Brasília.
Parágrafo terceiro – As duas fases do concurso serão realizadas de modo on-line, na plataforma virtual do Zarinha Centro de Cultura (https://www.zarinhaead.com.br), em que os interessados serão previamente cadastrados, como supracitado.
I – Os alunos poderão acessar a prova, na plataforma virtual do Zarinha Centro de Cultura, das 15h até as 15h10. Após as 15h10, nenhum estudante poderá acessar a avaliação e estará desclassificado.
II – Recomenda-se que o(a) aluno(a) acesse a plataforma com 15 (quinze) minutos de antecedência e atualize a página no horário de início da prova, para ter acesso à avaliação.
Parágrafo terceiro – A prova de gramática e de interpretação textual terá duração de até 2 (duas) horas, podendo participar todos os alunos inscritos.
Parágrafo quarto – O(a) candidato(a) só terá um acesso à prova e, se não responder a todas as 30 (trinta) questões no prazo estipulado, será desclassificado(a).
Art. 8º.
No que tange à avaliação de sondagem da Primeira Fase, as notas serão disponibilizadas ao término de cada avaliação, tendo valor para o desconto final.
No que tange à Segunda Fase, o resultado da prova de gramática e de interpretação textual será divulgado na página do concurso, em, no máximo, uma semana pós-aplicação da avaliação.
Art. 9º. – Os assuntos de gramática a serem abordados nas questões do CONCURSO DE BOLSAS – ZARINHA (2026), incluindo aqueles expostos no parágrafo segundo do Art. 4º, serão os seguintes: encontros vocálicos e consonantais; dígrafos; divisão silábica; significação das palavras; acentuação; ortografia; gênero e número dos substantivos; adjetivos; pronomes; plural das palavras compostas; verbos; preposição; crase; particularidades da língua; análise sintática; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; predicação verbal; períodos simples e composto e interpretação de texto.
7. DA PREMIAÇÃO:
Art. 10º. – A lista de aprovados, de acordo com a somatória de notas, será divulgada nos canais de comunicação do Zarinha Centro de Cultura, como a plataforma do Zarinha (https://www.zarinha.com.br), em, no máximo, uma semana.
Art. 11º. – Os candidatos classificados serão comunicados pelo Zarinha Centro de Cultura, via telefone ou e-mail, sobre informações detalhadas acerca da premiação.
Art. 12º. – Para terem direito à bolsa de estudo do Curso Completo de Português, na modalidade a distância, no ato da matrícula, os estudantes premiados necessitam comprovar suas matrículas nas respectivas escolas, mediante documentação válida, em tempo hábil.
Parágrafo único – serão aceitos, como documentos comprobatórios da matrícula do estudante na rede pública ou nas escolas privadas, no ano letivo de 2026, a declaração assinada e carimbada da escola e a carteira de estudante.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
O Zarinha Centro de Cultura e as empresas patrocinadoras Marcos Inácio Advogados e Café São Braz estabelecem parceria, para oferecer bolsas de estudo com até 100% de desconto, para o Curso Completo de Português, nas modalidade a distância, para estudantes do Ensino Médio de todos os Estados do Brasil, a fim de que os discentes aprimorem a escrita, a leitura e a cultura, instrumentos de excelência nos âmbitos acadêmico e profissional.
Estudante na Nona Série do Fundamental em 2025 pode concorrer?
Sim. Será necessário estar matriculado no Primeiro Ano em 2026.
Como funciona a modalidade virtual?
As aulas são transmitidas ao vivo no mesmo horário das aulas presenciais, após a transmissão a videoaula fica disponível para o aluno. Todas as regras aplicadas na modalidade presencial são exigidas na virtual.
Há um contrato?
Todos os alunos devem ter um responsável maior de idade, para assinar o contrato.